top of page
LO01 ANIMA SIMBOLO BAUHINIA-01.png

MATRIZEIRAS

Sobre o Projeto:

Financiado pelo Fundo Casa, o projeto Matrizeiras (que vem da palavra matriz = a árvore que produz sementes para a produção de mudas) propõe uma iniciativa piloto para criar uma rede de agricultores semeadores de plantas da mata atlântica, conectando-se com o viveiro municipal Harry Blossfeld. O objetivo é que essa conexão traga maior diversidade genética das espécies para o viveiro e que os agricultores sejam potenciais agentes de conservação dessas árvores matrizes e de futuros indivíduos. Com 4 propriedades que possuem ações de conservação em suas atividades, as espécies ideais para compor novas matrizes estão sendo mapeadas. Ao mesmo tempo, os agricultores aprendem como coletar e beneficiar as sementes, aumentando a diversidade das espécies e garantindo qualidade e resiliência das mudas. Essas árvores mapeadas passam a fazer parte do banco dos viveiros, que recebem em troca mudas para recomposição florestal das propriedades. Assim, é criado um banco de dados da Bauhinia com informações sobre essas espécies, que são compartilhadas com os agricultores pelo WhatsApp, com lembretes da época de floração, frutificação e instruções para identificação dessas espécies.

RESULTADOS:

  • O Programa formou 30 agricultores para a produção de excicatas e processo de encaminhamento da identificação das árvores coletadas ao Viveiro.

  • 6 propriedades tiveram levantamento de espécies o qual  fornecerão sementes para o Viveiro se necessário.

  • Foi criada uma rede em que um banco de dados fornece informações sobre as espécies mapeadas para colheita de sementes.

bottom of page